quinta-feira, março 15, 2012

Freguesia de Santo Espírito terá em breve um pavilhão coberto.

O Projeto, que foi apresentado na manhã de ontem (14 de Março) durante uma cerimónia presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, representa um investimento de 200 mil euros e tem um prazo de execução de 3 meses.
Nesta apresentação, a Secretária Regional da Educação e Formação salientou que este é um projeto justificado pelo estatuto que cabe à ilha de Santa Maria “como a ilha da Região com maiores índices de prática desportiva”.
Cláudia Cardoso lembrou que o Governo dos Açores tem prosseguido o seu plano de investimentos na área do desporto, tendo sempre em conta a necessidade de “equacionar a justa e necessária racionalização destes equipamentos, de forma a garantir que no atual contexto eles estejam dimensionados à exata proporção das nossas necessidades”, tal como é o caso do Pavilhão Desportivo de Santo Espírito.
Com este investimento, o Governo aposta francamente em “estruturas de proximidade, de configuração simples, prática e funcional, fruto da conjugação de esforços entre a sua junta de freguesia que cedeu o espaço e o Governo que assume a sua construção e que ficará à disposição da população da freguesia mas também da ilha na sua generalidade”, disse.
Este pavilhão, que vai agora ser construído em Santo Espírito, faz assim parte do conjunto de investimentos em infraestruturas desportivas espalhadas por outras ilhas da Região, como é o caso do Polidesportivo do Corvo, do novo polidesportivo de Santa Bárbara na Terceira e da Achada no Nordeste, que representam um esforço financeiro superior a 1,5 milhão de euros e que dotam estes lugares de infraestruturas desportivas de qualidade, “criando condições para uma prática desportiva de proximidade, justa e necessária para todos os açorianos”, referiu Cláudia Cardoso.
Hoje, disse a governante, “os açorianos podem sentir-se orgulhosos dos nossos índices de prática desportiva federada que são os mais altos do país e da grande adesão que as diferentes iniciativas de promoção da atividade física alcançam junto da generalidade da população”.
A Secretária Regional revelou que em 2010 e pela quarta vez foi ultrapassada a “barreira” dos 20.000 atletas federados na Região, divididos por 37 modalidades. Os dados mais recentes indicam que no arquipélago existem 21.844 atletas, sendo as modalidades com maior expressão o Futebol de 11 com 4.661 atletas, (21,3%), o voleibol com 2.863 atletas, (13,1%) e o Futsal com 2.029 atletas, (9,3%).
As modalidades coletivas representam aliás 55,1% do total e a prática desportiva federada é predominantemente masculina, situando-se na ordem dos 71%.
No seu conjunto, os escalões de formação correspondem a 74% dos atletas federados e a taxa de participação potencial (8-18 anos) é de 38,75%.
Na Região existem 257 clubes com atividade desportiva federada repartidos por 8 Ilhas, dos quais 193 celebraram contratos-programa com os serviços de desporto de cada ilha relativos à atividade de treino e competição dos escalões de formação e correspondentes a 863 equipas de trabalho.
No quadro do desporto federado, destaca-se a ilha de Santa Maria, uma vez que se considerarmos a taxa de participação potencial em todos os escalões que se situa nas idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, temos 2.351 atletas nesta ilha, 1.027 dos quais são atletas federados, correspondendo à “mais alta taxa de participação da região, na ordem dos 43,68%”.
Considerando apenas os escalões de formação, que se situam nas idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos de idade, de 971 indivíduos nesta faixa etária, 862 são atletas federados, o que corresponde a uma taxa de 88,77%, sendo a taxa mais alta da Região.
O Pavilhão de Santo Espírito, para além de servir de “palco” à atividade desportiva, vai ainda servir a freguesia e a ilha noutras potencialidades de utilização na área social, cultural e recreativa.
Texto/foto: GaCS/HB

Sem comentários: